Problemas envolvendo a compra de imóveis são muito comuns. Nesse tipo de situação, aquele ditado do “barato que sai caro” se aplica muito bem.
Ausência de escritura, falta de análise jurídica da matrícula, ausência de documentos dos vendedores, preços demasiadamente fora do valor de mercado, são alguns exemplos de situações em que é preciso ficar atento.
E é justamente nesse contexto, que surge a figura da advocacia preventiva.
É comum termos pessoas com a percepção de que os advogados são necessários apenas para resolver um problema, todavia, esses profissionais são fundamentais na prevenção deles. Evitar que o problema aconteça e traga prejuízos ao cliente é um dos focos principais da advocacia preventiva.
Imóveis como casas ou apartamentos sem a documentação em dia, geralmente tem um preço mais baixo.No entanto, a dor de cabeça que você pode ter no futuro, não compensa a “economia” durante a compra. E pode ser ainda pior, na tentativa de regularização, você pode ter gastos maiores, ou até perder o direito da propriedade.
Como possuímos expertise em Direito Imobiliário temos plenas condições de auxiliar em toda a sua negociação, avaliando não só a regularidade do imóvel, mas também a situação do proprietário, e a possibilidade daquele bem ser vendido e inventariado.
Dessa forma, se você tem um imóvel que não está devidamente escriturado, se fez um contrato de gaveta, ou está realizando qualquer negociação sem o suporte de um advogado é interessante buscar informações e solicitar uma avaliação da situação jurídica do seu imóvel. A aquisição de moradia própria é o sonho de consumo de milhões de brasileiros e um excelente tipo de investimento. Infelizmente, nem todos possuem os recursos necessários para comprar o imóvel à vista. Dessa forma, diversas instituições financeiras, construtoras e até corretoras oferecem meios quase milagrosos para a conquista do tão sonhado bem. Entretanto, muitos desconhecem os aspectos jurídicos e os procedimentos inerentes e à compra e venda de imóveis, o que pode se transformar numa verdadeira batalha judicial.
Assim, se você está pensando em comprar sua casa própria e já tem negociações em andamento, não esqueça da necessidade de um bom advogado especialista para dar o suporte legal e auxiliar durante as etapas da negociação: desde a análise dos documentos até o registro da escritura na matrícula do imóvel.
Um abraço e até o próximo post.
Comments